Craniectomia Descompressiva na Terceira Idade
Os estudos europeus provaram a eficácia do tratamento do infarto maligno da artéria cerebral média através da craniectomia descompressiva apenas em pacientes abaixo dos 60 anos:
-Decimal, França (18-55 anos)
-Destinity, Alemanha (18-60 anos)
-Hamlet, Holanda (18-60 anos)
Vários são os racionais para a não realização da craniectomia descompressiva na terceira idade: atrofia cortical-subcortical com maior complascência intracraniana, a neuroplasticidade mais lenta e as comorbidades sistêmicas.
Um estudo avaliando a craniectomia descompressiva no infarto maligno da artéria cerebral média e tendo como ponto de corte a idade de 70 anos, não obteve diferença estastística entre os grupos. Sendo a craniectomia descompressiva efetiva para o tratamento do infarto maligno artéria cerebral média independente da idade.
A realização da craniectomia descompressiva em pacientes acima de 80 anos através de um estudo randomizado e controlado evidenciou que se realizada dentro de 48 h é um procedimento não apenas diminui a mortalidade como também aumenta a possibilidade de sobrevivência sem dependência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário