O manitol é um açucar de seis carbonos semelhante a manose, sendo pioneramente introduzido para redução da pressão intracraniana por Wise B.L. e Chater N. em 1962.
A melhor velocidade de infusão das soluções hiperosmolares é algo ainda indefinido na literatura médica. Estudos sugerem que o Manitol 20% deve ser infundido numa velocidade não inferior a 10 minutos com o risco de causar hipotensão. Apesar deste conceito, persiste na prática clínica o conceito de realizar o manitol no menor tempo possível, comprimindo o frasco ampola de manitol (Bolus).
O caso abaixo reporta um paciente com episódios de hipertensão intracraniana que foi submetida a uma infusão em "bolus" de uma solução de Manitol 20% ( 1g/kg ou 5m/kg ) durante cinco minutos. Observe que a redução dos níveis de pressão intracraniana ocorre de maneira muita rápida havendo uma redução de 40% nos primeiros 15 minutos, redução de 60% após 30 minutos e redução de 80% após 60 minutos.
Em contrapartida, a pressão arterial média apresentou uma redução inicial de aproximadamente 20 % o que poderia comprometer hemodinâmicamente a paciente, mas não o fez.
Portanto, orienta-se infundir soluções hiperosmolares de manitol em tempos não inferiores a 10 minutos em uma dose de 1g/kg ( 5ml/kg ) para que não haja risco de hipotensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário