segunda-feira, 25 de abril de 2016

Herniação Uncal versus TALK and DIE


Herniação Uncal versus TALK and DIE

O intervalo lúcido existente previamente a diminuição do nível de consciência e o coma é variável, alguns pacientes com lesões menores descompensam e pioram subitamente. A famosa expressão Talk and Die representa uma curva de elastância (Langfitt) onde avaliamos mecanismos compensatórios na fase Talk e a perda dos mecanismos compensatórios na fase Die. Entendemos que várias alterações neurológicas acontecem previamente a fase Die, porém são frases estabelecidas na literatura científica e discutidas entre colegas médicos emergencistas.

Neste relato de caso o paciente procurou o hospital apenas 24 horas após queda da própria altura sem defesa após ingesta alcoólica exagerada.

Ao exame, apresentava-se consciente, desorientado, colaborativo totalizando um Glasgow 14 e apresentando um terceiro par craniano à esquerda conforme figuras. Após realização da tomografia e identificação de um volumoso hematoma epidural na fossa média à esquerda, foi submetido a  uma neurocirurgia para exérese completa desta lesão traumática.



Figura 1. Paciente consciente desorientado, Glasgow 14, com terceiro par completo à esquerda. mecanismo Trauma moto sem capacete.


Figura  2.Pupilas anisocóricas esquerda  >  direita.


Figura  3. Hematoma epidural temporal esquerdo, pré operatório.


Figura  4. Exérese hematoma epidural temporal esquerdo, controle pós operatório.


Portanto, alguns pacientes "herniados"são capazes de conversar muito antes do diagnóstico definitivo e conduta neurocirúrgica. Isto representa uma curva de elastância com mecanismos compensatórios ativos o que lhe proporciona a manutenção do nível da consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário