quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Hemometabolismo Cerebral em Tempo Real

Hemometabolismo Cerebral em Tempo Real

A oximetria jugular contínua através de cateter de fibra óptica permite a análise em tempo real das intervenções terapêuticas no hemometabolismo cerebral. Sua utilização como metodologia de monitorização neurológica multimodal na avaliação global da oxigenação cerebral já esta estabelecida na literatura.

Em 1999, o grupo de pesquisadores americanos de Houston, tendo como primeiro autor Gopinath SP publicou um estudo  58 pacientes avaliando episódios de hipóxia no bulbo jugular (SVJO2 < 50%) e através de cateter intracerebral de PTIO2 (< 8 mmHg). O cateter de bulbo jugular  detectou 69,7% dos episódios de hipóxia, enquanto o cateter intracerebral de PTIO2 63,5% dos episódios de hipóxia. Nos demais episódios de hipóxia os cateteres refletiram uma redução da oxigenação porém não alcançaram os limiares predeterminados. 

Portanto, tanto a oximetria jugular (monitoração global da oxigenação) quanto a oximetria tecidual cerebral (monitoração regional da oxigenação) são capazes de identificar episódios de hipóxia, sendo um método complementar ao outro.







Referência:

Comparation of jugular venous oxygen saturation and brain tissue Po2 as monitors of cerebral ischemia after head injury

PUBMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário