A influência dos centros motores situados acima do tronco cerebral ( córtex cerebral, gânglios da base) pode ser afastada por uma secção (lesão) ao limite superior do tronco cerebral. Um paciente nestas condições é denominado mesencefálico, pois o mesencéfalo é a porção mais elevada e intacta do sistema nervoso. Se a secção (lesão) ocorrer no limite entre o mesencéfalo e a ponte o paciente é considerado "descerebrado". Ambos o paciente mesencefálico quanto o descerebrado dispõe dos mesmos afluxos aferentes (labirinto e receptores dos músculos e articulações cervicais).
O paciente mesencefálico apresenta uma distribuição de tônus flexores e extensores mais fisiológica. A perda da influência dos centros motores superiores (córtex e gânglios da base) infere na ausência de espontaneidade dos movimentos, porém mantém os reflexos de posicionamento.
O paciente descerebrado apresenta uma forte elevação do tônus de toda a musculatura extensora, indicando que estes centros foram "desinibidos" pela desconexão com as regiões mais elevadas do cérebro. Não há espontaneidade dos movimentos nem reflexos de posicionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário