CURSO MORTE ENCEFÁLICA
Este curso EAD é um trabalho que combina a teoria e a prática na determinação da morte encefálica visando capacitar os profissionais que atuam nessa área através de um embasamento detalhado. Utilizamos da ferramenta educacional " Apresndizado Baseado em Problemas" para abordar temas relacionados a morte encefálica expondo uma visão abrangente para resolução de conflitos e dilemas.
AULA 1. Evolução histórica dos conceitos em morte encefálica. Conceito de morte na antiguidade; conceito de coma; definição do coma dépassé; evolução histórica da terapia intensiva, importância dos artigos franceses na determinação da morte encefálica, importância do comitê de Havard na organização do conceito morte encefálica, início do transplante de órgãos e sua relação com os critérios de morte encefálica, protocolos de morte encefálica no mundo.
AULA 2. Fisiopatologia da morte encefálica. Neuroanatomia dos compartimentos intracranianos, alterações hemodinâmicas na morte encefálica, alterações neuropatológicas da morte encefálica, exemplos de hipertensão intracraniana refratária supra e infratentorial.
AULA 3. Fundamentos éticos da determinacão da morte encefálica no Brasil. Conceitos práticos da lei 9434/1997, conceitos práticos da resolução CFM 1826/2007, conceitos práticos do decreto 9175/2017, conceitos práticos da resolução CFM 2173/2017.
AULA 4. Metodologia da determinação da morte encefálica no Brasil. Pré-requisitos para abertura protocolo morte encefálica, metodologia do exame clínico "passo a passo", utilização da escala FOUR SCORE como ferramenta para avaliar pacientes em coma, particularidades do exame clínico, teste apnéia, exames complementares, formalizacão e conclusão da determinação da morte encefálica.
AULA 5. Comunicação da morte encefálica e retirada suporte vital no Brasil. Contextualização do protocolo Spikes (Setting, Perception, Invitation, Knownledge, Emotions, Strategy) no cenário da determinação da morte encefálica.
AULA 6. Aprendizado Baseado em Problemas I: Quais as qualificações necessárias para o examinador; discussão dos simuladores clínicos; como proceder mediante os distúrbios ácido-básicos; como proceder mediante anormalidades eletrolíticas; como proceder mediante as intoxicações agudas e overdoses.
AULA 7. Aprendizado Baseado em Problemas II: Qual a confiabilidade dos exames complementares; papel dos exames complementares diante de fatores confusionais; como proceder mediante alterações morfológicas, orgânicas ou adquiridas; entendimento da lesão primária do tronco encefálico como quadro neurológico grave; conceitos fisiopatológicos, exemplos e interpretação dos reflexos espinhais.
AULA 8. Aprendizado Baseado em Problemas III: Considerações sobre o teste apnéia (PaCO2 a ser alcançado, critérios interrupção, fatores predispõe interrupção, frequência interrupção); 05 exemplos de teste apnéia; quando não "conclui" o protocolo o que fazer? (Condições clínicas inadequadas, falta médico capacitado,falta exame complementar, dificuldade realizar teste apnéia, exame complementar incompatível com morte encefálica, lesões restritas ao tronco cerebral).
AULA 9. Doppler Transcraniano. Considerações do método, correlação entre doppler transcraniano e a arteriografia, padronização técnica da Academia Brasileira de Neurologia, padrões de fluxo compatíveis com parada circulatória encefálica, orientações sobre a documentação em prontuário médico e formulário morte encefálica.
AULA 10. Manutenção Potencial Doador. Diretrizes para manutenção de múltiplos órgãos no potencial doador adulta falecido: aspectos gerais, suporte hemodinâmico, ventilação mecânica, controle endócrino metabólico, aspectos hematológicos e infecciosos, recomendações de órgãos específicos.
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