Dr. Kunio Suzuki nasceu em Pompéia, São Paulo. Ainda criança, mudou-se para Londrina no Paraná, onde passou a infância e adolescência, aprendeu a língua japonesa e desenvolveu interesse pelas ciências da saúde. Aos 19 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, no ano de 1967, iniciando o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara. Em 1973 transferiu-se para Brasília para iniciar a Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital de Base do Distrito Federal. Após o término da residência, foi admitido na equipe de Neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e em 1977, ingressou no Hospital das Forças Armadas (HFA).
Casou-se com a Dra. Ana Marcia Marques Suzuki, médica obstetra e ginecologista, mestra em climatério pela Universidade de Brasília. Teve dois filhos, também médicos: Dr. Mauro Takao Suzuki, neurocirurgião e a Dra. Marcia Mayumi Suzuki, clínica. Em 1987 foi admitido como Fellow no Neurological Institute, Columbia University na cidade de Nova York, sob a chefia do Dr. Benett Stein. Durante o período em Nova York aperfeiçoou conhecimentos técnicos, particularmente em cirurgias de aneurismas, malformações vasculares e tumores profundos do sistema nervoso. De lá, levou para Brasília profundo conhecimento de microcirurgia.
Foi chefe da Unidade de Neurocirurgia do Hospital de Base e também preceptor e responsável pela formação de inúmeros Neurocirurgiões de diferentes recantos do país. Ajudou na ampliação da Unidade de Neurocirurgia que foi considerada na época modelo padrão no país. Paralelamente, também chefiou a Neurocirurgia no Hospital das Forças Armadas. Contribuiu desta forma na assistência pública em Neurocirurgia na Capital Federal. No campo privado, fundou a Neurocirurgia do Hospital Santa Luzia há mais de 20 anos, junto com os Drs. Aldo Pereira Neto, Márcio Vinhal de Carvalho, Luis Claudio Modesto e Dr. Paulo Mello. Criou e idealizou a Unidade de Cirurgia de Epilepsia, sendo o pioneiro na cirurgia de epilepsia no Distrito Federal.
Na área acadêmica, ministrou dezenas de aulas em Congressos nacionais e internacionais, além de ter publicado diversos trabalhos em revistas científicas. Foi admitido no Grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito Forças Armadas em reconhecimento pelos serviços prestados. Fez parte da Comissão de Aperfeiçoamento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia como membro da banca examinadora para Título de Especialista em Neurocirurgia. Ainda pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), integrou o Conselho Deliberativo onde foi Secretário e ocupava o cargo de Conselheiro. Foi eleito Presidente do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia em Setembro de 2016, que terá Brasília como sede.
Praticou a neurocirurgia até os últimos dias, mesmo com a saúde debilita, exercendo com paixão genuína. Deixou como legado a formação de dezenas de neurocirurgiões, rotinas estabelecidas em neurocirurgia em hospitais privados e públicos, desenvolvimento da microcirurgia no DF, e sobretudo, amigos. Muitos amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário