Centro Branco Medular do Cérebro e sua importância
O Centro Branco Medular do Cérebro é uma área de substância branca constituída de fibras mielínicas que podem ser classificados em dois grandes grupos: fibras de associação e projeção.
- Fibras de projeção conectam o córtex a centros subcorticais (fórnix; cápsula interna ).
- Fibras de associação conectam áreas situadas em pontos diferentes do córtex cerebral. Estas podem ser divididas em fibras de associação intra-hemisféricas (fascículo do cíngulo; fascículo longitudinal superior; fascículo longitudinal inferior; fascículo unciforme) e fibras de associação inter-hemisféricas (comissura do fórnix; comissura anterior ; corpo caloso).
De certa forma, as neuroemergências comprometem estas fibras de forma parcial ou completa ocasionando os déficits neurológicos com comprometimentos nas atividades de vida diária. O atraso na independência funcional do paciente posterga a reabilitação neurológica e pode vir a ser denominada tardiamente de sequela neurológica.
A B
C
FIGURA A, B, C. Evidencian as fibras de associação e projeção de paciente vítima de TCE observando redução nas fibras de associação inter-hemisféricas e intra-henisféricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário