Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Um esclarecimento a Sociedade Paraibana.
O AVC como é conhecido pela população representa um evento vascular que acomete não apenas ao cérebro mais também o tronco cerebral. Portanto, uma melhor denominação seria evento vascular encefálico. Em estudo publicado em 2008, PONTES-NETO OM, identificou 28 denominações para o AVC, portanto nomes diferentes podem sim representar a mesma doença. Também conhecida como derrame cerebral, a doença ocupa o primeiro lugar nas causas de morte do país. A cada 5 minutos falece uma pessoa vítima de AVC.
O evento vascular encefálico pode ser um sangramento cerebral espontâneo [Hemorragia Intracerebral espontânea (AVCH)]; a ruptura de um aneurisma cerebral ou uma malformação vascular cerebral ocasionando uma hemorragia subaracnoidea (HSA) ou uma obstrução vascular ocasionando um evento isquêmico (AVCI). Dos eventos vasculares cerebrais o AVCI representa 80%, o AVCH 15% e a HSA 5% de todos os eventos vasculares.
O tratamento é multidisciplinar , e o que faz a diferença é o atendimento imediato respeitando um tempo de 3 horas entre início súbito e sua avaliação no hospital. Prevenir os fatores de risco modificáveis (hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, tabagismo, obesidade, sedentarismo) ainda é a melhor opção.
Portanto, faça parte desta corrente e divulgue o AVC. Esta corrente pode salvar vidas!!!
FIGURA 1. Entrevista no programa de televisão Manhã da Gente, TV Arapuã, com a apresentadora Marília Lima 18 de Agosto de 2014.
Referência:
1. Stroke awareness in Brazil: alarming results in a community-based study. PUBMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário