O neurointensivismo é uma das mais recentes e excitantes especialidades médicas. Surgiu a partir da década de 80 com a criação das unidades de pós operatório neurocirúrgicas e vem evoluindo desde então. Se pudessemos traduzir a filosofia desta nova especialidade,diríamos: "monitoração multimodal e prevenção da lesão secundária".
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Predizendo o prognóstico do evento vascular encefálico isquêmico previamente a terapia trombolítica
O escore ASPECTS subdivide o território da ACM em 10 regiões padronizadas avaliadas em 2 cortes da TC de crânio: na altura do tálamo e núcleos da base e o próximo corte logo acima dos núcleos da base. Cada área de hipodensidade precoce na TC sem contraste diminui 1 ponto no escore. Uma TC normal tem escore ASPECTS de 10. Um escore zero indica isquemia difusa em todo o território da artéria cerebral média. Pacientes com Escore ASPECTS ≤ 7 têm um risco maior de transformação hemorrágica e pior evolução neurológica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
gustavo e alunos, tenho um blog de neurologia, com muitos dos posts focados em neurologia vascular e neurointensivismo... se quiserem, posso incluir o email de vcs no meu mailing. nos visitem!!!!! www.ineuro.com.br...
ResponderExcluirbom saber que vcs estão divulgando mais e mais estas especialidades na pb!!!
abs maramelia miranda
A UNIÃO É FUNDAMENTAL PARA DIVULGAR E FORTALECER ESTA ESPECIALIDADE.
ExcluirOBRIGADO,
PATRIOTA
Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirSou acadêmico da Famene, 10 período, tenho interesse na Neurocirurgia e estou vendo uma versão mais simplificada e direta sobre o Neurointensivismo. Abraços,
Luiz Gustavo
Não sei se vocês conhecem a discussão da Unifesp, que é realizada toda segunda - feira, às 8h00... Segue o link.... http://neurocirurgiaepm.com.br/nb/site/videos, seria interessante se pudéssemos realizar algo semelhante no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
ResponderExcluirLuiz Gustavo