O neurointensivismo é uma das mais recentes e excitantes especialidades médicas. Surgiu a partir da década de 80 com a criação das unidades de pós operatório neurocirúrgicas e vem evoluindo desde então. Se pudessemos traduzir a filosofia desta nova especialidade,diríamos: "monitoração multimodal e prevenção da lesão secundária".
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Otimizando a pressão arterial na hemorragia intracerebral espontânea
O controle da pressão arterial após o ictus neurológico da hemorragia intracerebral espontânea torna-se um opção terapêutica indispensável para evitar o ressangramento e consequente aumento nas dimensões do coágulo. Estudos com PET (tomografia com emissão de positrons) evidenciaram uma autoregulação cerebral preservada em área de penumbra envolta do coágulo. Portanto, controlar a pressão após o ictus é de fundamental importância na unidade de terapia intensiva neurológica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito legal, gustavo. importante lembrar do estudo Interact (já publicado) e do atual Interact 2, este último que avalia dois diferentes níveis de redução de PA na fase aguda de AVCH espontâneo... E falar sobre a expansão do hematoma, aspecto presente em mais de 30% dos casos, nas primeiras horas do icto. gostei do seu blog! parabens! curiosidade: os alunos fazem que tipo de estudo? alguma coleta de dados em algum serviço na pb?
ResponderExcluirSão alunos da Universidade Federal da Paraíba que exercem pesquisas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, onde concentram as neuroemergências do estado. Temos 04 estudos prospectivos em neurotraumatologia e doenças cerebrovasculares.
ExcluirObrigado pelo comentário, sinta-se a vontade para publicar.
Atenciosamente,
Patriota