Codman ICP Express® e Transdutor de PIC Codman Microsensor®
O cateter de pressão intracraniana Codman® é um dos cateteres mais estudados na literatura médica com estudos importantes desde da década de noventa. O cateter consta de um fio de nylon de 100cm associado um microsensor de pressão na extremidade envolvido por titâneo e com transmissão eletrônica.
Em 1995, Gopinath SP et al em estudo de 25 pacientes para avaliar a acurácia de transdutor de pressão intracraniana Codman® evidenciou uma elevada acurácia e estabilidade.
Em 2005, Koskinen LO et al em estudo prospectivo de 128 pacientes utilizando o cateter pressão intracraniana parenquimal da Codman® afim de avaliar a descalibração do cateter após dias de uso. Como resultado os cateteres ficaram implantados 7.2 +/- 0.4 dias com descalibração mínima (9 dias, máx. 1.0 mm Hg).
Em 2013, Koskinen LO et al em estudo de 549 pacientes utilizando cateter pressão intracraniana Codman® afim de avaliar complicações observaram uma taxa de infecção baixa (0,6%), e um baixo índice de sangramento 4,9%. A Profundidade de inserção dos cateteres foram de 21.3 +/- 11.1 mm.
Referências:
1. Clinical experience with the intraparenchymal intracranial pressure monitoring Codman MicroSensor system. PUBMED
2. Clinical evaluation of a miniature strain-gauge transducer for monitoring intracranial pressure.PUBMED
3. The complications and the position of the Codman MicroSensor™ ICP device: an analysis of 549 patients and 650 Sensors. PUBMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário