domingo, 11 de novembro de 2012

Pressão de Perfusão Cerebral Conceito "Lund"




Conceito Lund:

- Redução da pressão capilar hidrostática através da diminuição da pressão arterial sistêmica utilizando betabloqueador, alfa antagonista e inibidor da angiotensina II.

- Manutenção da normovolemia e da pressão coloidosmótica com albumina 20% e sangue.

- Prevenir vasoconstricão cerebral através da manutenção da oxigenação cerebral e da prevenção da hiperventilação e uso de vasoconstrictores.

Racional:

Em indivíduos normais a barreira hematoencefálica (BHE) exerce um gradiente osmótico entre o tecido cerebral e o compartimento intravascular, regulando o movimento de fluídos através da membrana.

Após uma lesão neurológica, a disfunção da BHE diminui a eficácia dos mecanismos de controle do volume cerebral. Consequentemente o controle do volume cerebral dependerá de forças a exemplo, a pressão hidrostática e oncótica. Além do mais, a autorregulação cerebral encontra-se frequentemente prejudicada gerando um aumento do fluxo sanguíneo cerebral e da pressão hidrostática, piorando o edema cerebral e a hipertensão intracraniana. 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tração Cervical Versus Neuroproteção Medular



Dr. Alécio C.E.S. Barcelos
Neurocirurgião


A tração cervical ou halo-craniana é utilizada principalmente para reduzir fraturas-luxações agudas da coluna cervical, restaurar seu alinhamento e imobilizá-la para prevenir ou minimizar lesão neurológica. 

A redução da fratura promove descompressão do canal vertebral (por reduzir o “efeito guilhotina” da luxação entre as vertebras adjacentes) e dos forames intervertebrais, descomprimindo a medula espinal e raízes espinhais, respectivamente. Esta técnica consiste na aplicação de um halo ao crânio, com o auxílio de 2 ou mais pinos, seguida da colocação de pesos, presos ao halo craniano através de uma corda, para realizar distração da lesão. A cada 5-10 minutos, antes de aumentar o peso, realiza-se um raio-X para avaliar se houve redução, bem como para evitar super-distração.  Esse procedimento deve ser realizado em paciente vigil e colaborativo. Pode-se utilizar sedação leve e analgésicos opiódes para otimizar o relaxamento muscular e facilitar a redução. 

A principal importância da tração cervical consiste em minimizar lesões adicionais por compressão medular, com possibilidade inclusive de melhora neurológica imediata, bem como imobilizar a coluna cervical até realização do tratamento cirúrgico.




domingo, 4 de novembro de 2012

Pressão de Perfusão Cerebral: Conceito "Rosner"


Estudo não randomizado com 158 pacientes portadores de TCE Grave publicado no J. Neurosurg 1995; 83: 949-62.

Conceito Rosner: Manter pressão perfusão cerebral (PPC) maior ou igual a 70 mmHg.

Resultado: Mortalidade estudo 29% dos pacientes.

Racional: Após o traumatismo cranioencefálico a autoregulação cerebral esta preservada porém com a curva desviada para direita, portanto manter uma pressão de perfusão cerebral (PPC) elevada é necessária para manter o fluxo sanguíneo cerebral (FSC).

Fisiologia: O aumento da pressão de perfusão  cerebral (PPC) reduz a pressão intracraniana (PIC) pela redução do volume sanguíneo cerebral (VSC) mediada pela vasoconstricção autoregulatória. 

Crítica ao estudo: Não ter avaliado adequadamente o fluxo sanguíneo cerebral, o volume sanguíneo cerebral ou a extração cerebral de oxigênio. O elevado risco de complicações respiratórias (síndrome do stress respiratório agudo) com a utilizacão de vasopressores para manter uma pressão de perfusão cerebral elevada.