domingo, 14 de outubro de 2012

Reflexos Medulares na Morte Encefálica



Na legislação brasileira, define-se morte encefálica como um estado de coma aperceptivo, arreativo de causa determinada, cujo processo seja irreversível. O paciente não tem percepção de si nem do meio ao seu redor. Há ausência de reatividade supra-espinhal, ou seja, ausência de reflexos do tronco encefálico e ausência de padrões motores supra-espinhais ( postura de decorticação ou postura de descerebração).


Condições clínicas compatíveis com morte encefálica são ocasionalmente observadas e não devem ser interpretadas erroneamente como evidências de funções de tronco encefálico: movimentos espotâneos de membros, diferentes da flexão patológica ou da resposta extensora; pseudo-movimentos respiratórios (elevação e abdução dos ombros, arqueamento dorsal, expansão intercostal com volume corrente não significativo); sudorese, vermelhidão ou taquicardia; pressão arterial normal, sem suporte farmacológico ou aumento súbito da pressão arterial; presença de reflexos profundos, reflexos abdominais superficiais e da resposta em tríplice flexão; sinal de Babinski.


2 comentários:

  1. OBSERVEM A TRIPLICE FLEXÃO MEMBROS INFERIORES!

    Tríplice flexão é a contração reflexa dos músculos flexores dos membros inferiores, provocados por estímulos mínimos ou espontaneamente (flexão da coxa sobre a bacia, da perna sobre a coxa e do pé sobre a perna).

    ResponderExcluir
  2. Gustavo
    Do pé sobre a perna, fiquei aqui imaginando o paciente cruzando a perna rsrs...

    ResponderExcluir